Tragédia é um tipo de peça teatral, que se define pela abordagem centrada na seriedade e dignidade. Geralmente apresenta algum tipo de conflito onde a personagem, esta envolvida com algum assunto onde um poder maior e externo domina a situação. Tal poder pode ser a Lei, os Deuses, O destino ou a Sociedade.
Sua origem, por consenso, embora obscuras devido a dados corretos, esta ligada a tradição religiosa da Grecia Antiga. Segundo históriadores podemos definir sua origem através dos Ditirambos - Cantos e danças em homenagem ao Deus Baco (o deus do Vinho), onde segundo a lenda, ou a história, as pessoas se vestiam com máscaras e peles de cabras e encenavam fatos ligados a vida do deus. O objetivo desses fatos, encenados antes de qualquer coisa era servir de exemplo as pessoas, procurando passar mensagens morais- não se esqueçam que a Grecia foi o berço da Democracia- e eticas.
O que era no inicio uma simples manifestação popular muito identica ao carnaval, acabou por se tornar com o tempo um gênero de arte.
Oposto a Comédia, que ira surgir depois, a Trágedia procurava elevar a pessoas a um grau de consciência maior. E como nasceu junto a uma manifestação de religiosidade, e evidente a aproximação entre o gênero artístico e a religião.
Bom, porque trago-lhes esses dados?
Dia 27 de Março é comemorado o Dia Internacional do Teatro e do Circo. Como realizei essa imagem e a vetorizei para compor um cartaz (que mais a frente trarei em uma sessão so com alguns cartazes realizados), resolvi postar alguma coisa a respeito. Então abri mais um marcador no blog: Arte- Um pouco de História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário