Adeus ano velho, feliz ano...
Por Jimmy Rus
No dia 1º de janeiro de 2026 (quinta-feira), a tira Los Intelectuais - Adeus ano velho, feliz ano... foi publicada no Diário de Uberlândia, abrindo os trabalhos de 2026.
Abrir o ano com esse material no jornal tem um significado especial para nós, que pela primeira vez (nos corrijam se estivermos mentindo) sentimos que apresentamos um trabalho consistente e digno da passagem de ano, onde se projetam expectativas e promessas.
Essa publicação tensionar, de forma mais direta, o cenário político e social que atravessamos e o saldo que o ano de 2025 passa a 2026, um ano com uma série de desafios e eventos como Copa do Mundo de futebol masculino e as eleições presidenciais no Brasil. Mas que também, chega com corte de verba das universidades públicas e um aumento no mínimo escandaloso (no conjunto dos atos) do fundo eleitoral aprovado no apagar das luzes pelo Congresso Nacional.
Ver esse conteúdo circulando no impresso e digital do Diário de Uberlândia em uma data tão significativa e simbólica como o primeiro dia do ano reforça a importância de manter o cartum, a charge e as tiras de humor como espaço de reflexão e registro social. Sempre foi assim, para nós que optamos por atuar com a produção gráfica, virar as costas a esse legado e no mínimo não fazer jus a artistas como Ângelo Agostini, Will Eisner e Ziraldo – Pioneiro e mestres sucessivamente da 9ª arte- e cujo trabalho e trajetória muito nos inspiram.
Seguimos desenhando, observando e insistindo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário