Charge: Venezuela Livre
Publicado em 04/01/2026
As vezes tentamos ser neutros, não nos envolver, mas há fatos que não permitem neutralidade. O ataque a soberania venezuelana e algo que não pode ser considerado um fato banal.
Analisando o discurso americano para se autoproclamar “bússola moral do mundo”, vemos que primeiro usaram o discurso de combate ao comunismo. Depois combate ao Terrorismo. Agora usam o discurso de combate ao narcotráfico. O padrão é o mesmo e com esses discursos sucessivos governos norte-americanos interferem em diferentes países (não apenas na América Latina).
Desta vez foi Nicolas Maduro, presidente da Venezuela. E as motivações ficam evidentes horas depois no discurso de Donald Trump. O interesse americano na Venezuela não é o povo venezuelano, não é o regime democrático, mas sim o petróleo (lembrando os desavisados que a Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do planeta).
Voltamos ao expansionismo do século XV. A diferença e que agora não se usam caravelas, e o produto não é pau brasil ou ouro, e Trump não esconde de ninguém seu interesse expansionista. Já sinalizou interesse em áreas do Canada. Efetivou o ataque a Venezuela e a próxima estrela na bandeira americana pode ser a Groelândia.


