domingo, 4 de janeiro de 2026

Venezuela Livre

 


Charge: Venezuela Livre 

 Publicado em 04/01/2026   

As vezes tentamos ser neutros, não nos envolver, mas há fatos que não permitem neutralidade. O ataque a soberania venezuelana e algo que não pode ser considerado um fato banal.

Analisando o discurso americano para se autoproclamar “bússola moral do mundo”, vemos que primeiro usaram o discurso de combate ao comunismo. Depois combate ao Terrorismo. Agora usam o discurso de combate ao narcotráfico. O padrão é o mesmo e com esses discursos sucessivos governos norte-americanos interferem em diferentes países (não apenas na América Latina). 

Desta vez foi Nicolas Maduro, presidente da Venezuela. E as motivações ficam evidentes horas depois no discurso de Donald Trump. O interesse americano na Venezuela não é o povo venezuelano, não é o regime democrático, mas sim o petróleo (lembrando os desavisados que a Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do planeta).

 Voltamos ao expansionismo do século XV. A diferença e que agora não se usam caravelas, e o produto não é pau brasil ou ouro, e Trump não esconde de ninguém seu interesse expansionista. Já sinalizou interesse em áreas do Canada. Efetivou o ataque a Venezuela e a próxima estrela na bandeira americana pode ser a Groelândia.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Adeus ano velho, feliz ano...

Adeus ano velho, feliz ano...
Por Jimmy Rus
No dia 1º de janeiro de 2026 (quinta-feira), a tira Los Intelectuais - Adeus ano velho, feliz ano... foi publicada no Diário de Uberlândia, abrindo os trabalhos de 2026.
 Abrir o ano com esse material no jornal tem um significado especial para nós, que pela primeira vez (nos corrijam se estivermos mentindo) sentimos que apresentamos um trabalho consistente e digno da passagem de ano, onde se projetam expectativas e promessas.
Essa publicação tensionar, de forma mais direta, o cenário político e social que atravessamos e o saldo que o ano de 2025 passa a 2026, um ano com uma série de desafios e eventos como Copa do Mundo de futebol masculino e as eleições presidenciais no Brasil. Mas que também, chega com corte de verba das universidades públicas e um aumento no mínimo escandaloso (no conjunto dos atos) do fundo eleitoral aprovado no apagar das luzes pelo Congresso Nacional.
Ver esse conteúdo circulando no impresso e digital do Diário de Uberlândia em uma data tão significativa e simbólica como o primeiro dia do ano reforça a importância de manter o cartum, a charge e as tiras de humor como espaço de reflexão e registro social. Sempre foi assim, para nós que optamos por atuar com a produção gráfica, virar as costas a esse legado e no mínimo não fazer jus a artistas como Ângelo Agostini, Will Eisner e Ziraldo – Pioneiro e mestres sucessivamente da 9ª arte- e cujo trabalho e trajetória muito nos inspiram.
Seguimos desenhando, observando e insistindo.


 

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Nós estamos lá: Antologia Subsolo 2026

Antologia Subsolo 2026

É com grande prazer que Jimmy Rus/ Evânio B. Costa recebeu a notícia que hoje (01/01/2026), se concretiza — ainda que, neste primeiro momento, de forma virtual — com a publicação da crônica “Tapera”. Sem dar spoiler, o texto parte de um fato ocorrido em Uberlândia, em 2025, que, por sua carga emocional e afetiva, acabou dando origem à narrativa.
A crônica integra um conjunto de textos de diversos autores reunidos pela Editora Subsolo, que há oito anos lança, sempre no primeiro dia do ano, a Antologia Subsolo. Em formato e-book, a edição 2026 já está no ar e pode ser acessada gratuitamente a partir de hoje, 01/01/2026 (link para download na bio da @editorasubsolo).
Desta vez, porém, a Editora Subsolo vai além do formato digital. O mesmo material será relançado em fevereiro de 2026, em edição física, viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia/MG, ampliando o alcance e a circulação da obra.

Serviço: Antologia Subsolo
Organização: Robisson Sete e Thiago Carvalho
Editora Subsolo