Publicado em 23/11/2025
Neste sábado (22/11/2025) foi publicado mais uma de nossas tiras de humor no Diário de Uberlândia.
Por incrível coincidência a tira faz uma crítica disfarçada aos boatos e especulações, também chamadas na atualidade de “notícias falsas” ou “fake news”.
Estas falsas notícias são um fenômeno que foi amplamente difundido em intensificado com o uso das redes sociais, e que teve seu ápice no Brasil entre os anos de 2019/23 com desinformações sendo propagadas a respeito da Covid-19, da vacinação, dos sistemas de fomento a cultura (como por exemplo a Lei Rouanet), a educação e aos professores que foram taxados como “inimigos” da sociedade.
Manga com leite é apenas uma forma leve de abordarmos esse tema, pois assim como as fakes news, foi uma invenção criada no período colonial, onde para evitar o consumo de leite e de manga pela população negra e escrava, os senhores de engenho e donos de senzalas inventaram essa história, a qual, e repetida sem nenhuma constatação cientifica até os dias atuais.
Com as Fake News não é muito diferente. Uma falsa notícia é criada e divulgada em grupos (as vezes de família, de amigos, da igreja etc.) e o usuário da rede sem constatar a autenticidade da notícia, a compartilha. Eis a receita de uma manga com leite fazendo efeito.
A tira pode ser acessada também na versão eletrônica do jornal em:
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário