domingo, 20 de fevereiro de 2022

Um olhar para a Lua – Cartum


Um olhar para a Lua – Cartum
By Jimmy Rus

Mais um domingo, mais um cartum comemorativo ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Usando os personagens da tira Los Intelectuais, nessa semana o próprio Los esta presente no Cacto para realizar a releitura da tela Lua (1928).
A obra é de Tarsila de Aguiar do Amaral (Capivari, 01 de setembro de 1886 - São Paulo 17 de janeiro de 1973). Nascendo em uma família de fazendeiros e latifundiários que cultivavam café, dois anos antes do fim da escravidão no Brasil, na época, no país, as mulheres não eram incentivadas a cursar o ensino superior. No entanto, apesar de vir de uma família rica, Tarsila teve o apoio para obter o ensino superior.
Tendo estudando na Europa, Tarsila teve contato com as principais vertentes da arte daquele momento (Cubismo, o Futurismo e o Expressionismo) e, com os artistas André Lhote, Fernand Leger e Albert Gleizes. Estes e outros artistas concentrados em Paris (centro cultural do mundo naquele período), tinham grande interesse pela cultura africana e primitivas, na qual buscavam inspiração. Isso levou Tarsila a utilizar as formas indígenas de seu próprio país, enquanto incorporava os estilos modernos que havia estudado, na sua obra. 
    
Tarsila do Amaral

Essas e outras influencias Tarsila expressará ao integrar o Grupo dos Cinco, ao pintar o Abaporu (obra batizada por Oswald de Andrade) e ao se destacar entre os artistas brasileiros e da América como uma das principais artistas da arte moderna, influenciando e levando outros artistas a produzirem uma arte com características e com a cara de nosso Brasil, onde a figura do cacto, das bananeiras, do café, das palmeiras e das frutas e cores dos países tropicais vão estar presente.

Lua - Tarsila do Amaral


Vemos essas características obra a Lua, uma imagem com teores surrealistas, porém sem as características do Surrealismo europeu. Tarsila desenvolveu uma poética única e marcante, onde representa a lua  e um cacto/homem ou um homem/cacto (fica ao expectador a escolha que melhor lhe convier). 

Referencia:
https://tarsiladoamaral.com.br/por-tras-da-lua/   acessado em 20/02/2022
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral#cite_note-Obras-27 acessado em 20/02/2022


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário