domingo, 19 de abril de 2020

O que falta ao Brasil para enfrentar a Covid 19?

Cartum: Bom Senso

          O título do post de hoje é simples e objetivo: O que falta ao Brasil para enfrentar a Covid 19? Na comic strip dessa semana com nosso personagem Los intelectuais respondemos a essa pergunta.
           Bom senso.
           Partindo de seu significado, que buscamos aqui mesmo na internet, a palavra Bom Senso, traz a seguinte definição:

Bom senso é um conceito usado na argumentação que está estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade,[1] e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências, e, assim, poder fazer bons julgamentos e escolhas. Podendo, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização, auto-controle e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.
           Basta olharmos as tomadas de decisões a respeito do combate a Covid 19 por parte das autoridades constituídas ( Presidente da republica, Governadores de estado, Deputados Federais e Estaduais, STF, Prefeitos)  que teremos uma noção de quais usam e quais não usam o Bom senso e o decoro que exige seus cargos de liderança, para se mostrarem representantes da democracia e legítimos representantes do povo.
        Um exemplo dessa falta de bom senso, que vai contra até mesmo aos ditados populares do futebol, onde se diz "em time que esta ganhando não se meche", o presidente (de vocês #elenãomerepresenta) demite o ministro da saúde em pleno crescimento da pandemia de coronavírus, por "digamos" discordar das opiniões do ministro (e médico) e da própria OMS, agindo na contramão do bom senso e instigando a nação a reabertura das fronteiras e a volta da circulação de pessoas livremente, com a reabertura de comércio.
       Indo contra tudo que seria mais razoável no momento, onde o próprio sistema de saúde, (mesmo com a precarização do SUS) se mostra insuficiente para atender a uma alta demanda de paciente, o presidente ( repito, de voces #elenãomerepresenta) segue indo contra o que chamamo de Bom Senso.
        Não bastasse apenas ele, ainda temos o ministro da educação tomando medidas que exigem a intervenção do STF, ao não adiar a data de realização do ENEM. Sem escolher lados, pois nesse momento o que penso ( como artista, como educador, como ser humano) e que esse seria o momento ideal para o presidente (de vocês #elenãomerepresenta), agir de forma inteligente, como o fez o presidente da Argentina, unir a nação, fazer acordos com a oposição e todos juntos lutarmos pela chamada "pátria amada Brasil", que o atual governo tanto exalta, mas por ela pouco tem mostrado afeto.
       Fica a dica, Bom senso, em doses homeopáticas ou cavalares. Que seja usado nesse momento, onde mais que salvar a economia, se faz urgente salvar vidas.

#Covid19não
#Fakenewsnão
#ForaBolsonaro


Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário