terça-feira, 30 de janeiro de 2018

30 de Janeiro - Dia Nacional da História em Quadrinhos

Cartum comemorativo  - Dia Nacional da História em Quadrinhos

Pois é, dia 30 de Janeiro chegou e é hora de comemorarmos, afinal hoje é o dia Nacional da História em Quadrinhos e para comemorarmos fizemos essa tirinha com nosso personagem Los Intelectuais.
Nas cenas aparece Homem de Ferro em sua clássica pose que os filmes atuais transformaram em esteriótipo do personagem. 
No segundo quadro aparece o Recruta Zero, onde faço uma humilde homenagem ao artista e cartunista Mort Walker, criador do Recruta e o qual, somente no dia de sua morte descobri que faz aniversario no mesmo dia que eu. Descanse em paz grande mestre.
E como não podia deixar de ser, no ultimo quadro colocamos o Menino Maluquinho, do nosso querido Ziraldo, contracenando com nosso personagem Los da tira Los Intelectuais. Nas mãos de Los aparece um exemplar da  Revista O.Q de Quadrinhos e na mão do Maluquinho um exemplar da extinta revista Gibi ( surgiu em 1939), celebre por popularizar grandes personagens de HQ no cenário brasileiro.

Mas por que 30 de Janeiro como o dia Nacional da História em Quadrinho?
O dia 30 de janeiro foi escolhido pois nesta data no ano de 1869, o cartunista e artista Angelo Agostini,  em uma ação pioneira publicou  na revista Vida Fluminense o que e tido como a 1ª Historia em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.


sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

As perigosas drogas do século XXI

As perigosas drogas do século XXI

        Período de ferias e as reflexões de nosso personagem Los Intelectuais se voltam para o comportamento dos humanos em relação aos meios de entretenimento, os quais se tornam muitas vezes vícios e prisões.

* D.A em 27.01.2018 by Jimmy Rus


sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Coisas que não mudam

Cartum: Coisas que não mudam
Mais um cartum de nosso personagem Los Intelectuais. Num momento onde diretor do Detran tem mais pontos na carteira do que qualquer condutor de veiculo comum e onde a futura ministra do trabalho, possui em seu currículo processos por não cumprir a legislação trabalhista, fica a reflexão: Que mundo é esse em que estamos vivendo?

* D.A em 20.01.2018 by Jimmy Rus


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Cartum: Significado de Cultura?

Cartum: Significado de Cultura?

Pois é, o segundo cartum (tirinha) do ano. Pensando em cultura popular e as diversas manifestações existente, entre elas a música, nosso personagem Los faz suas reflexões entre o que tínhamos e o que hoje temos. Esta ai o resultado. Tire suas próprias conclusões. 

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Primeira do ano: Reflexões!

Primeira do ano: Reflexões!

Para começar o ano, Los continua em suas reflexões dentro das tirinhas de Los Intelectuais. Esta é a primeira do ano, e esperamos que seja a primeira de muitas. Vem 2018.

#D.A por Jimmy Rus em 06.01.2018 

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sobre o Ato de Criar

"A caverna foi a casa na qual o artista se sentia seguro enquanto criava; pois a casa abriga o desvaneio, a casa protege o sonhador, a casa permite sonhar em paz" 


          O trecho acima foi retirado do livro Teoria e Prática do Ensino de Arte da escritora Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque e Maria Terezinha Telles Guerra e me faz refletir sobre criar.
         Criar é um ato solitário. Imaginemos a cena: O primeiro ser humano a entrar em uma caverna e riscar sobre as paredes, imagens de seres presentes no seu dia-a-dia, não o fez sobre o olhar de uma multidão. Além disso, evidencias históricas indicam que os desenho dos primórdios da humanidade possuíam algo de ritualístico, onde o "artista/xamã" aprisiona em uma imagem a "alma" do outro ser, o que facilitaria sua captura. Pois bem, não vamos nos aprofundar nesse assunto que não e tema do artigo.
         Criar. Trazer a luz algo que só existia no mundo das ideias. Criar é  um exercício complexo para aquele que esta no estado de "artista". Digo estado, pois o ser criador geralmente se encontra em sintonia com algo que não e perceptível a todo os seres humanos, até o momento em que se materializa em forma de Arte.
          Chamado de criatividade por alguns, esta não tem lugar nem hora para se manifestar, porém o artista, aquele ser que esta conectado com algo além, é  que se colocando como um "receptor do universo" ( não encontro outro termo melhor no momento) sabe como colocar em ação seus sentido para que o ato criativo se manifeste. E uma vez conectado ao universo o artista passa a manifestar Arte (ou Artes, uma vez que esta pode se manifestar na forma de imagens, pinturas, desenhos, esculturas, musica, dança, uma peça de teatro, etc, etc) usando sua técnica para transformar algo que existia apenas em sua mente, em algum artefato artístico.
        Para fazer arte, ou se conectar a esse estado, o artista se refugia em sua caverna, que algumas vezes se traduz no espaço que chama de atelie e longe de olhares de terceiro, mergulhado no silêncio e na solidão, ele cria.

Texto de Jimmy Rus. 03  de janeiro de 2018, direto de sua caverna.