quinta-feira, 25 de março de 2010

A Arte está em tudo a nossa volta!

Criar é algo que acompanha o homem desde os primordios e consiste no ato de partir do nada e produzir algo com valor agregado.
Esse ato ja existia quando o homem ainda vivendo em cavernas começou a riscar desenhos nas paredes. Para tal, utilizou o ambiente ao seu redor, e reproduziu um esboço de seu contexto. Dessa forma é que temos imagens de touros selvagens, bisões e manutes, além de cenas de caça.
Inconsciente do seus atos, os homens desse período deram inicio ao que só muitos milhões de anos depois passou a ser considerado Arte.
E o que vem a ser Arte?
Bom, essa palavra em si daria dissertações e longas discussões, sem que chegassemos a uma concordância. Mas, arte para simplificar - sem querer esgotar o assunto- pode ser entendido como a técnica, ou procedimento utilizado para se desenvolver algo.
Como técnica ou procedimento, podemos ter alguém que cozinha bem. Ou então alguem que escreve belos textos. Dessas diferenças, visto que nem todos cozinham ou escrevem belos textos, podemos chegar a dizer então que Arte seria "fazer algo bem". Então, quando sou um bom cozinheiro, posso ser considerado um artista da colinaria. Um mestre. Enquanto isso, aquele que escreve bem, pode ser um renomado escritor.
Eis então a Arte surgindo. E dessa consciência, e que podemos declarar que a Arte esta em tudo a nossa volta. Veja bem, a cadeira em que voce leitor agora esta sentado: Provavelmente ela foi pensada, esboçada e desenhada, antes de ser produzida. Nesse processo, o ato de criar esteve presente.
E por mais que o artista que desenhou a cadeira não tenha essa noção- ele esta criando a partir de uma idéia ja existente- a cadeira- porém, tentando inovar. Esta portanto, tentando criar algo individual e unico- mesmo que seja reproduzido a posteriore, em larga escala.
Esta criando. Esta inovando. Esta produzindo uma peça que pode vir a ter o status de Arte.

Um comentário: