Cartum: Bolsovírus
Contrariando o pronunciamento do "presidente" em exercício nesta terça-feira, o Coronavírus tem mostrado não ser uma simples "gripezinha". Em um discurso, inconsequente e irresponsável, do qual não recua, Bolsonaro acaba por estimular alguns setores da população a realizarem movimentos e carreatas como as chamadas para hoje (27/03/2020).
Espero do fundo do coração, que o bom senso ainda reine, pois tenho visto que os valores de nossa sociedade estão, dia após dia se deteriorando. Quem defende o fim da quarentena, antes mesmo do fim de seu pico, esta preocupado em seguir a logica do mercado, onde as vidas humanas são meros detalhes sem importância, enquanto o capital (dinheiro) passa a ser superior a tudo, inclusive a preservação da vida.
Quem defende essa logica ( a do mercado e que e necessário o comercio reabrir) esquece que empresas falidas ou quebradas podem se recuperar, porém, aqueles que vão perder a vida, devido a ignorância ou desrespeito as orientações de cientistas, especialistas da área de infectologia e ate mesmo da OMS (Organização Mundial de Saúde), não podem ser ressuscitadas.
Estas ações podem levar o país a ser em poucos dias a Itália ou a França (que chora sua centenas de mortos diários) ou mesmo se tornar tomar o lugar dos E.U.A ( que ontem 26/03/2020) se tornando o novo epicentro da Pandemia de Covid 19.
Como cartunista, e artista eu Jimmy Rus, espero sinceramente estar errado. Espero que nosso país, que hoje se encontra dividido entre reabrir o comercio ou manter a quarentena, que use de bom senso e que em uma semana não estejamos chorando também nossos mortos.
Que a preservação da vida esteja acima de qualquer outro conceito.
A Arte também faz a sua parte em qualquer tipo de Guerra!
Não quebre a quarentena! Fique em casa!
Sua vida e o bem mais valioso que neste momento temos de preservar.