by Jimmy Rus
(04/06/2017)
Acredita-se que o artista; pela sua fala, por suas ideias, por suas atitudes, postura e ações seja um ser extraordinário, que vive em um outro mundo e tudo a sua volta é Arte, criação, fantasia e imaginação. A ideia no entanto, embora não deixe de ter certo sentido, é equivocada.
O artista; seja ele quem for, vive como todos os mortais sobre a face da terra: ele dorme, tem sonhos e pesadelos, se alimenta, vive no seio de uma família ou isolado ( conforme tenha optado), interage com outras pessoas, tem contas de água, luz, energia para pagar, filhos com quem se preocupar, e as vezes esposas e esposos.
Observando de longe, o artista sim e uma pessoa comum. O que o diferencia no entanto esta em seu o"olhar". Quando digo "olhar" dando destaque, não me restrinjo apenas aos artistas visuais, mas a todos os artistas, sejam eles músicos, atores, cartunistas, pintores, desenhistas, bailarinos, etc, etc, etc ( entenda o etc como os demais artistas e suas áreas aqui não citados para não alongar muito o texto).
O mundo de fantasia, criação e imaginação do artistas e perceptível apenas por este, e em alguns caso pelos que lhe são mais próximos. Como uma antena de captação de sinais, podemos dizer que o artista se encontra conectado com o universo, e que sinais (chamados por muitos de momentos de inspiração) lhes são enviados. Neste momento, em varias partes do globo, aqueles que estão conectados e em sintonia, captam a mensagem: Surge a obra de Arte.