Los em plena folia esta curtindo muito o carnaval.
Mais uma tirinha publicada. Los Intelectuais em Sonhos de Carnaval. Pelo jeito o "Doutor" terá muito trabalho.
Página do jornal Diário do Comércio e tirinha publicada.
domingo, 26 de fevereiro de 2017
sábado, 25 de fevereiro de 2017
Academia Combate Center- Fachada
Saindo da frente do computador e pondo a mão na massa, ou melhor na tinta. Fachada da Academia Combate Center 25.02.2017.
Pintamos as letras em preto que estão fazendo companhia ao banner (em branco com a logo, os quais também foram realizados por nos).
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Diferença entre Charge e Cartum
Estudantes e apreciadores de Histórias em Quadrinhos, muitas vezes se deparam com o termos charge e cartum, os quais são comuns para diferenciar algumas produções que estão inseridas dentro do que chamamos Arte Sequencial, e possuem certas particularidades que uma HQ não possui.
Pensando nisso, resolvi escrever este post para meus alunos e leitores do blog, para diferenciar os temos cartum e charge.
Vamos começar pelas semelhanças. Ambos são estórias curtas que exigem do artista um alto grau de síntese apurado, de modo que em um, dois ou no máximo cinco quadros (requadros) dispostos um do lado do outro, o cartunista passe sua mensagem.
Charge e Cartum são historias curtas, que possuem em sua maior parte personagens caricatos e são voltadas principalmente para a publicação em revistas e jornais diários. Esta característica faz com que muitas vezes o artistas tenha de ser direto, até mesmo por que o espaço que possui e limitado e o tempo do leitor também.
Chamam muita a atenção e muitos são engraçados, criando públicos fieis que compram periódicos e revistas apenas por sua causa. Exemplo disso são as tiras de Garfield, Hagar o Horrível, Recruta Zero, e alguns de origem brasileira como Chiclete com Banana, ou Uru e Bu. ´
Porém, embora gere confusão o que diferencia uma charge de um cartum são os temas. Politizada, antenada e sempre preocupada socialmente a charge aborda temas do cotidiano trazendo uma abordagem quase sempre politizada sobre determinado assunto. Muita vezes, a charge aborda personalidades como cantores, pilotos de corrida, jogadores de futebol ou políticos.
Contrário a charge o cartum- embora toda regra tenha exceções e este possa apresentar as características de uma charge- e mais solto. Engraçada pode abordar qualquer tema, inclusive temas do cotidiano que podem acontecer no dia a dia de qualquer leitor, e caso não fosse o olhar do cartunista passaria desapercebido.
Veja abaixo dois exemplo:
A primeira imagem do artista Edd Silva apresenta uma estória com preocupações sociais, e faz uma critica a determinados acontecimentos atuais. Já a segunda imagem de Jimmy Rus traz um personagem "comum" passando por uma situação cotidiana.
Eis então as diferenças entre cartum e charge.
Marcadores:
Artes - Um pouco de História.,
Artigo,
Jimmy Rus
domingo, 19 de fevereiro de 2017
Los Intelectuais em Horário de Verão
domingo, 5 de fevereiro de 2017
Los Intelectuais em Emotivo
Segunda publicação destes ano. Diário do Comércio (noticias) em 04.02.2017 Los Intelectuais, direto do jornal.
Acima a versão do arquivo em jpg.
Assinar:
Postagens (Atom)