Pois e pessoal, a alguns tempo sem publicar venho então mostrar mais um cartum de meu personagem de cartum Los Intelectuais que recentemente foi publicado em um jornal diário.
Aproveito a oportunidade, venho diferencia para o publico leitor Cartum de Charge. A diferenciação se faz necessário uma vez que e grande a confusão entre leitores de ambos os produtos da Arte Sequencial.
So lembando, Arte Sequencial é um termo criado pelo celebre Will Eisner e que ira designar uma serie de produtos que compartilham do mesmo processo de criação, tal como as H.Qs, as charges e os Cartuns.
Pois bem, vamos a diferenciação de cartum para charge: Ambos produzidos para a publicação em veículos de comunicação geralmente impressos como por exemplo jornais e revistas- o cartum possui uma estrutura que varia de três a cinco quadros e não necessariamente tem de apresentar uma historia com começo meio e fim. Outra característica e que o cartum geralmente apresenta histórias ligadas ligadas a situações presenciadas no cotidiano, o que a faz ser mais leve.
Ja a charge, embora possa se apresentar dentro da estrutura de ate cinco quadro, geralmente e mais engajada e faz criticas a sociedade. O assunto geralmente e a politica atual, e os personagens são pessoas reais e seus atos dentro da politica de um determinado grupo eleito para ser retratado.
Mas o fato e que independente de como possam ser encaras ou qual a preferencia de cada leitor, ambas sao consideradas arte sequencial, ou mesmo como podemos chama-la, Nona Arte.